10 atividades gratuitas para celebrar o Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus celebra-se já no próximo sábado, 18 de maio e este ano o mote é “Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”. De norte a sul do país, conheça dez sugestões gratuitas para aproveitar o dia e dedicá-lo à cultura. 

Por Patrícia Caneira

Em Lisboa, o Museu do Oriente oferece uma visita guiada à exposição “Futuro Doméstico Primitivo”, no dia 17 de maio às 18h30 e no dia 18 às 11h00 e às 16h30, onde vai poder conhecer o universo do arquiteto japonês Sou Fujimoto e o seu conceito de arquitetura inspirada na floresta. No dia 18 há também atividades para os mais novos, desde a oficina “O Museu é uma casa?” ao peddypaper “É uma casa japonesa com certeza”.

O Museu de Lisboa celebra o dia com atividades gratuitas nos seus cinco núcleos: Palácio Pimenta, Casa dos Bicos, Santo António, Torreão Poente e Teatro Romano, de 17 a 19 de maio. No dia 18, para celebrar a Noite Europeia dos Museus, o cantor, compositor e guitarrista Luiz Caracol vai atuar no Palácio Pimenta pelas 22h.

Em Vila Nova de Gaia, a Casa-Museu Teixeira Lopes e as Galerias Diogo de Macedo trazem no dia 17 de maio, pelas 21h30 o Trio Eurico Costa, um projeto inspirado nos tradicionais trios de jazz que conta com Eurico Costa na guitarra, João Paulo Rosado no contrabaixo e José Marrucho na bateria.

Na cidade do Porto, o dia assinala-se com o Museus Paper, um projeto que decorre em vários espaços museológicos da cidade, como por exemplo no Museu FC Porto, onde vai poder visitar a exposição “Bilhar”, dedicada aos 70 anos de história da modalidade onde o FC Porto é o clube português com mais títulos. Pode ainda fazer uma viagem pelo tempo e conhecer a história desportiva, social e cultural do clube.

A dança é uma das mais antigas manifestações artísticas que tem acompanhado o Homem ao longo do tempo. Em homenagem a esta expressão cultural e juntamente com o Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal de Ferreira do Alentejo apresenta-lhe o “Fim de Semana Alternativo” onde será possível dançar e apreciar diferentes ritmos musicais desde o Kizomba ao Hip-Hop, visitar a Feira da Ladra e participar em diversas oficinas e aulas.

Se está pelo Ribatejo, o Convento de Cristo em Tomar, tem as portas abertas a todos os visitantes neste Dia Internacional dos Museus. A Charola, oratório privativo dos cavaleiros no interior da fortaleza, começou após a ampliação do espaço por D. Manuel I, a funcionar como capela-mor. O seu restauro terminou em 2014 e é hoje um ponto obrigatório para quem passa pelo Convento tal como a Janela do Capítulo, considerada por muitos “a janela mais bonita do mundo”.

No Museu Municipal de Tavira o dia é celebrado com uma palestra pelo fotógrafo Luís Rena sobre a sua exposição “Palmira, a rainha do Deserto” que retrata uma viagem fotográfica a Palmira, antiga cidade do centro da Síria, classificada como Património Mundial da Humanidade da Unesco e um dos lugares arqueológicos mais importantes do mundo.

Após 840 anos da fundação da nacionalidade, o Museu Dr. Joaquim Manso convida a visitar os espaços monumentais de Alcobaça, Nazaré e São Jorge. O percurso de autocarro inicia às 9h30 no Mosteiro de Alcobaça e termina no Mosteiro de Coz pelas 18h00. A visita é gratuita através de marcação prévia.

Já na Madeira, o Museu de Arte Sacra do Funchal está aberto durante todo o dia 18 para receber os mais curiosos que podem, de forma gratuita, visitar todas as áreas de exposição e a Torre-Varanda entre as 10h00 e as 18h00. Às 14h00 será projetado o documentário “Sagrado” de Nuno Grande na Capela de São Luís de Tolosa e às 16h00, o documentário “Visita Guiada” de Tiago Hespanha.

Originária do séc. XVIII, a Casa Manuel de Arriaga foi a residência do primeiro Presidente da República Portugal, eleito e 1911. Projetada por Rui Pinto e Ana Robalo hoje conta com um espaço de exposições, projeção de filmes, consulta de documentalização e biblioteca e no dia 18 de maio estará de portas abertas para todos os que passarem pela Horta, na ilha do Faial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.