12 exposições que valem a pena visitar

A arte continua em alta e nos meses de verão não é exceção. O Onde Ir sugere-lhe 12 exposições por todo o país que tem mesmo de conhecer.

Inês Favila

A Fundação Altice inaugura a exposição de Inês Favila no Espaço Altice Andrade Corvo, em Lisboa, amanhã dia 9 de julho, entre as 18h e as 20h. Nesta exposição os trabalhos assentam em questões espirituais e sociais, onde a artista procura captar o momento da transformação. Se não conseguir visitar amanhã a exposição, pode explorar os trabalhos da artista até 3 de setembro.

Curiosidade Vertical

A exposição temporária “Curiosidade Vertical” está patente no Espaço João Espregueira Mendes, no Museu Futebol Clube do Porto e apresenta trabalhos que retratam 500 anos da arte decorativa portuguesa. Amanhã pelas 19h, no âmbito desta exposição o crítico de arte Miguel von Hafe Pérez junta-se a Pedro Abrunhosa na conferência “Complexo Portugal”, onde se fará uma reflexão sobre valores de humanidade e sobre a especificidade da identidade lusitana. A conferência acontece no Auditório Fernando Sardoeira Pinto, no Porto e a entrada é livre.

The Glen Show

Até 31 de agosto, o artista Glen Hague vai ter 23 telas expostas no Anantara Vilamoura Algarve Resort. “Divine Love”, “The Red Room”, “Lost Highway”, “Love is a Cruel Mistress” e “The Gift” são alguns dos trabalhos exibidos juntamente com três naturezas mortas e quatro peças da série H34D, dedicada à representação de rostos.

EDEN

A primeira exposição individual de Filipe Vilas-Boas em Portugal, chega dia 11 de julho à Zaratan, em Lisboa. EDEN vai explorar os pontos onde a tecnologia se encontra com a religião, a interconexão global e a sua magia espiritual, a esperança e a opressão. A inauguração acontece pelas 19 horas e as obras estão patentes até 10 de agosto.

AQUARIUS

Até dia 10 de julho, o Museu de Portimão recebe a exposição “AQUARIUS” de Brigitte von Humboldt, artista alemã que vive e trabalha em Lagos, no Algarve. Esta exposição remete para o mar, para as cores que o representam e para o seu fundo, que guarda mitos e lendas sem fim e é uma óptima escolha para aproveitar durante a época balnear.

Canhota

Mariana Gomes apresenta a sua exposição individual na Fundação Carmona e Costa, em Lisboa, até 20 de julho. A arte de Mariana é irreverente, impregnada de humor e despretensiosa, ideal para um espetador que quer ser apanhado desprevenido. Em “Canhota” a artista apresenta um conjunto de obras sobre papel que se materializam em pinturas, desenhos e colagens abstratas e surpreendentes.

Ask The Kids

A fotógrafa e artista visual Pauliana Valente Pimentel apresenta a exposição “Ask The Kids” no dia 1 de agosto no Maus Hábitos, no Porto. A exposição retrata os jovens que frequentam a casa, lugar emblemático da arte contemporânea do Porto, o que deu origem a fotografias com modelos seguros, sem questões de género e que recusam os estereótipos que a sociedade lhes impõe.

O Caso Cagligari

A exposição que assinala em Vila do Conde o centenário de um dos marcos do cinema expressionista alemão, “O Gabinete do Dr. Caligari” de Robert Wiene, chama-se “O Caso Cagligari”. A mostra integra peças inéditas de Daniel Blaufuks, Eduardo Brito, Reiner Kohlberger e Jonathan Uliel Saldanha criadas para a Solar – Galeria de Arte Cinemática. Se passar por lá esta semana, no próximo dia 10 de julho pelas 16 horas, pode aproveitar para fazer uma visita guiada, que contará com a presença da maioria dos artistas expostos.

Vieira da Silva. Exposição imersiva na obra da artista

Este é o nome da exposição que está patente na Praça Central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, até 26 de agosto e que reúne 35 obras de Maria Helena Vieira da Silva, apresentadas de forma imersiva com recursos digitais e acompanhadas ao som da banda sonora de Rodrigo Leão. 

A MAIA NO FINAL DO SÉC. XX – Momentos de desenvolvimento, do passado até hoje

O Maia Jardim, na Maia, tem patente até dia 28 de julho a exposição fotográfica que retrata imagens da cidade no final do século XX e até aos dias de hoje. A exposição pode ser visitada todos os dias entre as 9h e as 23h e a entrada é gratuita. 

Formas Intemporais 

Formas Intemporais” apresenta peças únicas em pedra que retratam o movimento do corpo e são esculpidas por Marius Moraru. A exposição está patente na Galeria de Arte do Casino Estoril até 23 de julho, todos os dias, das 14h às 24h com entrada livre.

20 anos. A Cidade. O Shopping. As Pessoas

Para celebrar o 20º aniversário do Braga Parque, o fotojornalista Hugo Delgado elaborou uma exposição que celebra o crescimento da cidade. A exposição divide-se em três momentos distintos: Cidade, Shopping e Pessoas. O segundo tema inaugura no dia 1 de agosto enquanto que o tema Pessoas estará exposto durante todo o mês de outubro. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.