14 sugestões gratuitas para aproveitar o mês de maio

Maio está quase a começar e nada melhor que aproveitar os dias que ficam maiores, mais bonitos e quentes. Para não haver desculpas, o Onde Ir sugere-lhe 14 programas gratuitos por todo o País.

Por Patrícia Caneira

Jardim Botânico do Porto

Com os dias de sol a chegar, se passear pelo Norte, não deixe de visitar o Jardim Botânico do Porto. Instalado em 1951 na Quinta do Campo Alegre pela Universidade do Porto, tem atualmente quatro hectares e está organizado em três patamares. No primeiro pode encontrar a Casa Andresen – referência à vida da escritora Sophia de Mello Breyner Andersen. No segundo, os catos e as suculentas dominam a área juntamente com as estufas. O terceiro e último patamar tem o maior lago do jardim e várias espécies de plantas autóctones. O jardim pode ser visitado gratuitamente das 9h às 18h durante os dias úteis e aos fins de semana, das 10h às 18h.

LeV – Literatura em Viagem

Livros e viagens, há quem defenda que são duas das melhores coisas do mundo. A pensar nos que nisso acreditam, o LeV regressa ao Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery para a 13ª edição, entre os dias 10 e 12 de maio. Este ano vão recordar-se viagens reais e imaginárias que tenham marcado o mundo, desde o mediático Titanic ao desaparecimento de Sá Carneiro. Alan Hollinghurst, escritor do romance “A Biblioteca da Piscina”, Frederico Lourenço, que lançou este ano o livro “Nova Gramática do Latim”, Michael Cunningham, autor de “Uma Casa no Fim do Mundo”, Fernando Ribeiro dos Moonspell, a investigadora Raquel Patriarca e Inês Botelho, autora de “Prelúdio”, são alguns dos nomes que estarão presentes nesta edição do LeV.

Cortejo da Queima das Fitas de Coimbra

Para estudantes, famílias, pequenos e graúdos, o mês de maio é sinal de festas académicas por todo o País e Coimbra não é exceção. No final do século XIX, iniciou-se a tradição da Queima das Fitas pela Universidade de Coimbra, tornando-a na cidade com a tradição mais antiga. Este ano, no dia 5 de maio, o Cortejo da Queima das Fitas sai à rua, caracterizado pelos carros com fortes mensagens políticas e de crítica social. Se está a pensar entrar na festa, o melhor é ir preparado com guarda-chuva para se proteger do temporal de cerveja.

Concerto de Pedro Abrunhosa

Para os amantes de música, um concerto vem sempre a calhar e ainda mais quando a entrada é livre. Na véspera do feriado municipal, não há melhor serão que um concerto do cantor e compositor Pedro Abrunhosa que acontece dia 11 de maio às 22h, no Cais da Fonte Nova, em Aveiro. “Espiritual” é o novo disco do músico, o oitavo álbum de originais que vai ser apresentado neste concerto único.

Somersby Out Jazz

Do jazz ao funk, passando pelo soul e o hip-hop, o Somersby Out Jazz está de regresso para inundar de música a cidade de Lisboa. A 13.ª edição começa no dia 5 de maio e o palco escolhido é o Jardim da Torre de Belém. Todos os domingos do mês a partir das 17h00, nomes como Trance Trio, Jéssica Pina, Alta Cena e Lucky vão estar presentes como banda sonora de uma conversa de amigos, motivo de dança ou apenas escuta para os mais recatados. O festival prolonga-se até setembro em locais que mudam todos os meses, desde o Jardim do Campo Grande à Ribeira das Naus.

Festival Internacional da Máscara Ibérica

Ampliar o conhecimento da cultura popular de Portugal e Espanha centrando-se na Máscara que é património cultural é objetivo do XIV Festival Internacional da Máscara Ibérica, que regressa a Lisboa de 16 a 19 de Maio. Durante os quatro dias vai poder desfrutar de mostras de produtos regionais, degustações, workshops, exposições e concertos e no dia 18, na Praça do Império realiza-se o desfile com 42 grupos e 650 participantes.

Festival Islâmico de Mértola

De 16 a 19 de maio, se passar pelo Alentejo não pode perder o Festival Islâmico de Mértola, que acontece na vila em anos ímpares, de dois em dois anos. O Souk é o ponto alto destes quatro dias e lá pode encontrar desde especiarias, chá de menta, incenso e tecidos coloridos. As bancadas do mercado ocupam o interior das muralhas do castelo com artesãos e comerciantes de Marrocos, Egipto, Espanha e também do Alentejo. Já a música está espalhada por todos os cantos, desde o cante alentejano à dança do ventre.

Feira de Garvão

Aos amantes do campo, a Garvão, vila do concelho de Ourique, chega a XXV Exposição Agropecuária de 10 a 12 de maio. A Feira de Garvão é o ponto de encontro do convívio e da sabedoria dos que ali vivem e junta agricultores e criadores em sessões de esclarecimento, concursos de raças autóctones, degustações e muita animação.

X Festival dos Descobrimentos

Viajar no passado é o que nos propõe a Feira Quinhentista, que acontece em Lagos. De 3 a 5 de maio vai reviver-se a época dos descobrimentos, numa feira montada entre a Praça do Infante e o Jardim da Constituição, entre as 15h00 e as 23h00. Este ano o tema é “Lagos e os 600 anos da Descoberta da Ilha da Madeira”, por João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo. Recriações históricas, exposições e conferências são algumas das coisas que fazem parte do programa, ideal para uma visita em família.

Concerto Xutos e Pontapés

Já na Ilha da Madeira, o mês começa com muita música. A comemorar 40 anos de carreira, os Xutos e Pontapés celebram o Dia do Trabalhador com um concerto único na Praça do Povo, no Funchal, no dia 1 de maio. Promovido pelo Governo Regional, o espetáculo acontece pelas 21h00 e a entrada é livre.

Festa da Flor da Madeira

Em homenagem à primavera, a Madeira celebra de 2 a 26 de maio a grande Festa da Flor.  No dia 4 de maio acontece o Cortejo Infantil e no domingo, 5 de maio ocorre o Cortejo que vai desfilar pelas ruas da baixa do Funchal, com carros alegóricos e trajes repletos de flores. Durante os restantes dias da festa, pode ainda visitar o Mercado das Flores e Sabores Regionais, a Exposição das Flores que acontece na Praça do Povo, os tapetes e decorações florais que ocupam as placas pedonais da Avenida Arriaga e ainda concertos e animações que tão bem representam a grandiosa festa da Ilha.

Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Já em São Miguel, nos Açores, de 24 a 30 de maio celebram-se as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. A maior festividade religiosa do Arquipélago tem um extenso programa com eucaristias, arraiais e concertos e no dia 25 de maio (sábado), poderá ainda assistir ao espetáculo de fogo de artifício que será lançado do Forte de São Brás.

POPular INATEL na Rua

A Fundação INATEL realiza este ano a 4.ª edição do POPular – INATEL na Rua que junta teatro, desporto, dança, música e etnografia com o objetivo de promover e divulgar as práticas culturais e tradicionais. A iniciativa começa de 9 a 11 de maio no Páteo da Alfandega, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira e prolonga-se até outubro, passando por diversas cidades do País.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.