Bragança recebe 5.ª edição do Festival Literário

A 5.ª edição do Festival Literário de Bragança está de regresso de 22 a 25 de maio sob o mote “Cultura, Território e Identidade”. Uma iniciativa do Município de Bragança, que vai contar com a presença de diversos autores de referência da literatura nacional.

João Tordo, Nuno Amado, Bruno Vieira Amaral e Elisabete Neves, entre outros, são alguns dos convidados, mas haverá ainda atividades diversas para miúdos e graúdos. E como principal novidade desta edição, sessões para reclusos dos estabelecimentos prisionais. 

O Município de Bragança pretende, assim, que o Festival Literário seja uma ferramenta de inclusão social, tanto no meio rural, onde se procura reforçar laços intergeracionais, através da leitura e do teatro, presentes na iniciativa “O Escritor vai à Aldeia”, como nos estabelecimentos prisionais, onde a leitura e a escrita se assumem como instrumentos de reflexão e uma ajuda para os reclusos, na iniciativa “Encontro com o Escritor”.

Para as famílias, e para que a leitura possa marcar presença na rotina dos mais pequenos, acontece a iniciativa “Livros com Histórias à Solta”, que inclui o Minifestival do Livro Infantojuvenil. Haverá, também, espaço para a apresentação da Coletânea Rostos de Terra, que reúne mais de 50 textos de autores associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes. 

Para o último dia, serão perpetuados os dez anos (2008-2018) do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com o lançamento dos catálogos que relatam um pouco da história deste importante equipamento cultural de referência nacional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.