Caminha junta tocadores de instrumentos tradicionais a partir de 31 de maio

O Entre Margens – Encontro de Tocadores decorre em Caminha, de 31 de maio a 2 de junho, nesta que é já a sua sexta edição. Organizado pela PédeXumbo, em parceria com a Central Folque, Gaiteiros de Ponte Velha, a Music Trad e o apoio do município, o evento pretende juntar tocadores de instrumentos tradicionais de gerações distintas.

Este Encontro abrange sessões de trabalho entre músicos (oficinas de instrumentos), palestras, documentários, feira de construtores de instrumentos e bailes ao improviso abertos ao público em geral.

O formato do evento consiste numa série de oficinas de aprendizagem, com a presença de tocadores de vários instrumentos e a assistência das oficinas será constituída por jovens músicos que tencionam aprender técnicas e repertórios de instrumentos “tradicionais”, procurando renová-los, experimentá-los e inseri-los em novas práticas musicais, sem intenções “fossilizadoras” ou discursos imobilistas de identidade regional ou nacional.

Para além destas oficinas, o Encontro inclui ainda palestras com temas específicos e oradores convidados (músicos, tocadores académicos, etc.), exposições, concertos, projeção de filmes e documentários, bailes noturnos à volta de “jam sessions” dos vários músicos presentes. Tudo isto, com vista a gerar uma interação entre músicos e não-músicos de várias gerações e proveniências.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.