Casa Lidador: Óbidos é uma paz por descobrir

Em junho, a vila de Óbidos recebeu o seu terceiro polo das Pousadas de Portugal. A Casa Lidador, onde a ideia da rede hoteleira foi apurada, une o melhor da hotelaria e do alojamento local. E tem uma piscina capaz de acalmar as almas mais desassossegadas.

Por Wilson Ledo

Se Óbidos é conhecida como “vila literária”, no Onde Ir descobrimos o sítio ideal para colocar as leituras em dia: a piscina da Casa Lidador, a nova Pousada de Portugal que abriu em junho por aquelas bandas.

De uma forma simples, diríamos que este é um espaço para quem não vive sem conforto mas que até dispensa as mordomias. Depois do check-infeito na Pousada do Castelo, o hóspede fica por sua conta – a propósito, o pequeno-almoço não está incluído na reserva mas pode sempre acertar um pacote alternativo noutra pousada do grupo. 

A Casa Lidador fica a poucos metros da principal (e mais movimentada) rua de Óbidos. Ainda assim, quando se passa a porta ogival desta casa branca com barras amarelas, é como se toda a confusão ficasse para trás.

No passado, a então Estalagem Lidador era frequentemente considerada um exemplo de “bom gosto”. Certo é que nesta nova versão, como Pousada de Portugal, renova a distinção. Uma decoração atenta aos pormenores, onde o nosso olhar se distrai entre os padrões florais e os quadros de pássaros, contribui para uma verdadeira sensação de se estar em casa.

No fim de semana em que o Onde Ir aqui esteve alojado, os 11 quartos da Casa Lidador estavam ocupados. Mesmo assim, o silêncio era total em todos os espaços deste alojamento. É talvez uma das grandes vantagens desta nova aposta em Óbidos. 

A isso, junta-se, obviamente a possibilidade de cozinhar pequenas refeições na cozinha comum (e totalmente equipada) no rés-do-chão. Mesmo que não esteja com vontade de soltar o seu chef interior, este espaço mostra-se muito útil para preparar um chá ou um café – foi este, aliás, o motivo para muitas das nossas idas.

A Casa Lidador é um espaço cheio de cor e, acima de tudo, com uma capacidade muito própria para recuperar energias. Óbidos tem, é certo, muitas atividades para entreter durante o dia. Mas, se já conhecer esta vila e preferir passar esse tempo de “reclusão” neste alojamento, é uma decisão mais do que acertada. Nos quartos, além de uma espaçosa cama e dos padrões florais à cabeceira, há sempre janelas com namoradeiras de pedra – para cultivar a relação enquanto aproveita o verde que envolve as muralhas de Óbidos.

Porque esta é uma Pousada de Portugal, importa contar que foi neste edifício que funcionou o protótipo desta rede hoteleira em 1940. Enquanto “hotel de aplicação”, foi daqui que saíram muitas das ideias e valores que hoje definem o turismo nacional.

E garantimos que ideias também não vão faltar na hora de se estender ao sol. O azul da piscina da Casa Lidador é argumento mais do que suficiente para aproveitar os dias de calor que ainda aí vêm no Oeste de Portugal. Bem esticado numa das espreguiçadeiras ou já à borda da piscina com os pés na água, ler neste espaço é muito agradável – se não tiver levado um livro, dê um saltinho à Livraria do Mercado ou à Livraria de Santiago.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.