Congresso Europeu de Turismo Rural realiza-se no final do mês no Sabugal

O Município do Sabugal recebe pela primeira vez o COETUR – Congresso Europeu de Turismo Rural, nos dias 29 e 30 de maio, reunindo cerca de 200 participantes. Sob o lema “Destino Ibérico, turismo rural sem fronteiras”, a sexta edição tem como objetivo estreitar relações e consolidar uma estratégia única dirigida ao cliente estrangeiro.

O Hotel do Cró é o local escolhido para acolher este congresso dirigido essencialmente aos profissionais de turismo rural e que tem como convidada a região espanhola da Extremadura.

As Aldeias Históricas de Portugal e o Município do Sabugal são os anfitriões deste evento, mas contam com o apoio institucional do Turismo Centro Portugal e do Turismo de Portugal.

Entre as principais temáticas deste congresso destacam-se a intervenção dos representantes da Administração Pública portuguesa e espanhola, bem como da Federação EUROPARC, cujo foco será a apresentação de casos de sucesso no que concerne a projetos interterritoriais. Para além disto, o COETUR contará com a presença do presidente da Associação de Turismo Rural da Lituânia, que aportará a sua visão sobre o tema, colocando o foco na colaboração público-privada para atrair clientes estrangeiros.

Os desafios do conceito Smart Rural também ganharão protagonismo no COETUR. Os governos de ambos os países estão a assumir compromissos concretos para que as zonas rurais avancem na digitalização, apesar de em alguns núcleos rurais em Espanha e Portugal ainda seja frequente encontrar zonas com pouca acessibilidade a Internet. Esta mesa de debate abordará esta questão desde diferentes pontos de vista, tendo em conta que o turismo é uma atividade transversal e com impacto económico direto sobre o território.

Segundo Ana Alonso, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Escapada Rural, “a celebração do COETUR no Sabugal reforça a nossa entrada no mercado luso e queremos que contribua para gerar sinergias entre os empresários de ambos os países. De acordo com dados do Observatório do Turismo Rural (*), 50% dos espanhóis que gostariam de fazer turismo rural em Portugal gostariam de fazê-lo ainda este ano, e com certeza que os portugueses gostariam de fazer o mesmo relativamente a Espanha”.

Para António Robalo, presidente das Aldeias Históricas de Portugal, “o enfoque da VI edição do COETUR está totalmente alinhado com a nova forma de trabalhar, baseada na colaboração público-privada, que permite consolidar a ideia de um mercado único ibérico de turismo rural no panorama turístico internacional”.

O programa completo poderá ser consultado em www.coetur.com.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.