Fundação Eugénio de Almeida convida a quatro dias especiais

Durante quatro dias a Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, irá desenvolver um conjunto de atividades lúdicas, informativas, pedagógicas e artísticas com o objetivo de dar a conhecer os espaços, os projetos e as equipas que cumprem diariamente a missão desta instituição, criada por Vasco Eugénio de Almeida há 56 anos.

Entre os dias 26 e 29 de setembro, a Fundação organiza e convida à participação numa vasta programação que incluiu a visita à exploração agropecuária na Herdade de Pinheiros, à Adega e ao Enoturismo Cartuxa, mas também ao Centro de Arte e Cultura (CAC), ao Centro de Inovação Social (CIS) e ao Páteo de S. Miguel, sede da Fundação. O programa inclui música e atividades artísticas, workshops e visitas encenadas, ações de voluntariado, documentários e cinema, jogos, pinturas faciais, animação de rua e muitas outras iniciativas.

No dia 26, pelas 20h30, dá-se início ao Dia Aberto com a realização da quarta corrida pela história da família Eugénio de Almeida. Trata-se de uma corrida noturna que é também um convite à atividade física lúdica num percurso que passa pelos principais pontos da cidade de Évora ligados à história desta família. Os participantes vão poder descobrir, por exemplo, que a designação do Hospital do Patrocínio constituiu uma homenagem de Vasco Maria Eugénio de Almeida à sua avó, Maria do Patrocínio Barros Lima, ou que o Palácio Farrobo (atual Tribunal de Évora), foi uma das residências da família em Évora.

Dia 27 é dirigido à comunidade escolar, convidando os alunos dos vários ciclos de ensino da região a participar em visitas e jogos e a descobrir os diferentes espaços da Fundação. A partir das 18h00, a programação estende-se ao público em geral e às famílias, decorrendo no Centro de Inovação Social um conjunto de breves atuações musicais de jovens músicos da cidade.

No Centro de Arte e Cultura decorrerá o Speed Dating Ciência e Arte, colocando cientistas e artistas em diálogos rápidos com o público.  Às 21h30, na Coleção de Carruagens, realiza-se uma oficina de jogos musicais para famílias, tendo como pano de fundo as carruagens que estiveram ao serviço da família Eugénio de Almeida há mais de 100 anos. À mesma hora, mas agora dirigido a adultos e famílias, será novamente exibido o documentário Before the Flood no Centro de Inovação Social. A noite termina, pelas 23h30, no Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, para uma sessão de puzzle room, decifrando, em equipa, enigmas e pistas para encontrar a saída deste local.

Dia 28 poderá participar em visitas guiadas como o Páteo de São Miguel, o Paço de São Miguel, a Coleção de Carruagens, o Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, o Centro de Arte e Cultura, o Jardim das Casas Pintadas e o Centro de Inovação Social. Mais uma vez, estará aberta ao público a imponente Torre do Sertório na entrada do Páteo de São Miguel. Esta torre, propriedade do IPMA, é o ponto mais elevado da cidade de Évora, organizando a Fundação Eugénio de Almeida, uma vez por ano, a sua visita.

Também pode participar numa Prova de Vinho da Adega Cartuxa, concertos, leituras encenadas com música ao vivo e pinturas faciais no Páteo de São Miguel, workshops de artesanato, ações de voluntariado e concertos de música no Centro de Inovação Social, ou visitas breves a obras selecionadas da exposição Studiolo XXI – desenho e afinidades, com Albuquerque Mendes, Samuel Rama, Alexandre Pomar e Sebastião Resende no Centro de Arte e Cultura, entre muitas outras atividades.

Às 21h30, no Pátio de Honra do Centro de Arte e Cultura, tem lugar um cine-concerto, no qual K. Wölf e Orla tocam ao vivo com o filme De manhã à meia-noite, de Karl Heinz Martin.

A noite termina a altas horas com a realização de um after-hours no pátio interior do Centro de Inovação Social, tendo a Fundação convidado um DJ eborense e os alunos da Escola Profissional da Região Alentejo para a realização de uma sessão de VJ. Poderá ainda usufruir, neste singular pátio histórico, do serviço da cafeteria que será reinaugurada nestes dias.

Dia 29 leve um amigo, o vizinho, a família completa e não perca a visita comentada ao Conjunto Arqueológico da Herdade das Murteiras ou as visitas guiadas com os diferentes curadores Nuno Faria e Fátima Lambert às exposições do Centro de Arte e Cultura.

Às 18h00 não perca mais uma Visita Encenada ao Paço de São Miguel, os detalhes se ocultam nos seus recantos e as histórias que aqui habitam. Que detalhes se ocultam nos seus recantos? Que histórias são estas que habitam o Páteo de S. Miguel? E quem as pode contar? Está aí alguém?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.