Observatório do Lago do Alqueva celebra três anos este sábado e há festa

É já este sábado, dia 11 de maio, que o Observatório do Lago do Alqueva – OLA, situado perto da histórica vila de Monsaraz, no Alentejo, comemora o seu terceiro aniversário e as atividades propostas para miúdos e graúdos são várias.

Durante a tarde, entre as 16h30 e as 17h30 terá lugar mais um “Sábado Astronómico”, com a realização de atividades destinadas aos mais novos, onde os candidatos a pequenos cientistas, poderão descobrir os planetas que orbitam a nossa estrela nos 400 metros do sistema solar à escala.

Os visitantes terão a possibilidade de aprender a medir a hora por um relógio solar, observar as protuberâncias no sol ao telescópio e, participar na inauguração da exposição de fotografia “Céu & Mar” do professor Pedro Ré, presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.

Às 21h30m em mais um “Café Ciência” desta vez intitulado “O lado escuro da força”, Tiago Barreiro do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade Lusófona irá mostrar que mais de 90 por cento do Universo, pertence ao seu lado escuro, do qual, pouco ou quase nada se sabe. Pretende-se com esta apresentação levar a conhecer os conceitos de Matéria Escura e Energia Escura, sendo que a primeira permite que as galáxias se mantenham agregadas e a última, a responsável pela expansão acelerada do Universo.

Mais informações podem ser consultadas em www.olagoalqueva.pt ou através de geral@olagoalqueva.pt.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.